quinta-feira, 25 de julho de 2013

Somos tão jovens (mas não bitolados).



    Olá amigos e amigas deste blog.
    Tudo certinho com vocês?
    Espero que sim.



   Esse ano de 2013 está sendo especial para os fãs daquela que é a banda rock-pop-Brasil mais amada, cultuada, copiada, idolatrada, sei-quê-mais-lá e o caraléo-a-4.
    Sim amigos estou falando dela mesma. A minha, a sua a nossaaaaaaaaaa:





                                             REESSTTAAARRRRTTTTTT
                                                              (freeeesco)




                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




      Aaahh, não ía deixar de tirar uma onda né?? ( tá, já mandou eu me lascar num foi???? )

     Brincadeiras a parte, obviamente que estou falando da LEGIÃO URBANA. Com dois filmes na praça, SOMOS TÃO JOVENS,  que aborda  a fase pré-legião de  Renato Russo, e  FAROESTE CABLOCO, esse esperado desde dos idos de 1987 por toda nação legionária. quase saiu da sala do cinema muito doido de tanto pó e maconha que rolam no filme.

     Em meio a onda saudosista trazidos pelos filmes, ví um monte de comentários sobre a genialidade de Manfredini Junior, da musicalidade (??) da banda, choros, lamentos por ele não estar vivo. Mas de tudo que li, um me chamou atenção. Um camarada escreveu que nada de bom ou interessante apareceu na musica ( mídia ) desde do fim dos anos 80, que Junior era o último grande poeta da musica brasileira e que atualmente só aparecia chatanejos, funks, pagodes e mais algumas derrotas que teimam em chamar de musica.
    É amigos, sinceramente não me senti confortável lendo esse tipo de opinião e muito menos com pessoas da minha  e da atual geração concordando cegamente com o autor supracitado. Até porque tem gente que diz que Chico Buarque é o ultimo grande compositor do Brasil ou então Raul Seixas. Enfim, cada geração que tenha seu standard poético-musical.
      Mas venho aqui, através deste nada humilde blog, apresentar a vocês algumas figuras que estão nos presenteando com musicas lindas, politizadas ( ou não ), falando de amor, trivialidades e "sequiço"com excelente qualidade e sofisticação. Obviamente que não estão na grande mídia - salvo um ou outro - mas que é de  fácil acesso, principalmente nesses tempos internéticos-facebookquianos.
        
      De entrada apresento-lhes ela que é uma delícia de pessoa: TULIPA RUIZ. Paulista, desde cedo mostrou vocação para as artes gráficas, fazendo desenhos e até mesmo ilustrando alguns livros infantis. Mas não degenerou aos seus, já que o pai e o irmão são músicos. Lançou seu primeiro disco, Efêmera, em 2010 e de cara emplacou SÓ SEI DANÇAR COM VOCÊ. O disco é recheado de musicas lindas como Da Menina, Pedrinho, A Ordem das Árvores. 
     Mas não contente, em 2012 ela lançou TUDO TANTO, que com certeza é uma dos melhores discos já produzido em solo brasilis. Neste disco, Tulipa abusa ( no bom sentindo ) de suas qualidades vocais e se consolida como letrista. Sem contar que a produção e os arranjos instrumentais são como um diamante trabalhado com muito esmero. Like this, Desiniba, a viajantíssima Víbora   e Cada voz  são algumas das pérolas que fazem parte desta coroa.
         Aqui o clip oficial da musica É, que abre o disco.

        

         CURUMIN, multinstrumentista, compositor e cantor, é muito conhecido por ter tocado bateria com artistas como Vanessa da Mata, Arnaldo Antunes e Jeneci, seu sons é carregado de swing-a-là Benjor. Já gravou 4 discos, sendo o ultimo  o ARROCHA ( não se deixe enganar pelo nome ) de 2012. Arrisco a dizer que Curumin é o Benjor do século XXI.  Destaco aqui musicas como Afoxoque . Treme Terra, Esperança e Passarinho, musica que dá vontade de ouvir pensando momento mágico quando você se apaixona perdidamente pela primeira vez.

    ( né lindinha?? )

      MARCELO JENECI, um prodígio nos instrumentos, ainda na adolescência, fez sua primeira turnê internacional tocando sanfona na banda de Chico César. É o compositor da musica AMADO, gravado por Vanessa da Mata e que fez muito sucesso. Seu primeiro trabalho solo é de 2010, chamado FEITO PARA ACABAR, um disco que chegou sem muito estardalhaço, mas que aos poucos torno-se um dos mais executados entre 2010-2011 puxado pela musica que se tornou o hino-pedido-de-casamento, Pra sonhar. Jeneci capricha na produção do disco com orquestra, cordas, piano de calda, entre outros, indo do rock inocente, como 'Pense duas vezes antes de esquecer', passando pela bela 'Dar-te-ei', findando com a super climática 'Feito pra acabar'
           Abaixo o clipe oficial da musica Felicidade, que abre o disco, alias nos dá boas vindas.




          TIÊ, já lançou dois discos, o Sweet Jardim (2007) e A coruja e o coração (2011). O primeiro trabalho desta paulistana, que largou a carreira promissora de modelo para ser cantora, é um dos grandes exemplos de que "menos é mais", com poucos instrumentos e com letras arrebatadoramente lindas. Nem vou escrever muito, pra ela, dois clips.


                                                                        Dois
      
     


                                                                   Te valorizo
       
                                     



     KARINA BUHR, Soteropolitana de nascença, mas pernambucana de criação,vivência e experiências musicais, essa nordestina porreta tem uma fera dentro de si, que liberta quando está no palco. Sua musica é visceral e ao mesmo tempo doce. Suas letras, muito bem construídas e inteligente. Karina possui dois trabalhos solos que mesclam brega, rock, côco de roda, música árabe e reggae, Menti pra você ( 2010) e Longe de onde ( 2011) e 3 discos de quando era da banda COMADRE FULOZINHA.
                Podem se deliciar com essas musicas da Karina.

                                                               Amor brando 

                                                 

                               Nassiria e Najaf  

                                                                 



                                                                   Plástico Bolha



      
     Para encerrar, vou discorrer sobre esse menino que é sobrinho de Tom Zé e é Caetaníssimo na sua forma de compor e cantar. LUCAS SANTTANA, seu som é experimental, moderno e muito vanguarda, colocando samples de clássicos eruditos em suas canções. Suas letras fogem do padrão feijão com arroz, exigindo do ouvinte uma certa dose de conhecimento enciclopédico - "É sempre bom se lembrarDaquela estrela guia/ Que lá no céu não está/ Mesmo que ainda há brilhar". 
     Lucas já gravou 5 discos, Eletro Ben Dodô (2000), Parada de Lucas (2003), 3 Sessions in a greenhouse (2006), Sem Nostalgia (2009), O deus que devasta mas também cura (2012). Sua versão para musica mensagem de amor, dos paralamas do sucesso, chegou a fazer parte da trilha sonora de uma novela global.

                                                            Mensagem de amor

                                     



                                                                  Jogos Madrugais.



       
                                                               Cira, Regina e Nana


 
       Bom, espero que tenham gostado desta seleção. Ainda tá faltando aqui Wado, Silva, Tibério Azul e outros bons musicos que você não vai ver no ixxxquenta, Faustão ou Eliana, mas que estão disponíveis na net.

      Sim, seremos sempre jovens mas para isso não devemos ser bitolados.

      Obrigado pela leitura e um abraço a quem for da família. ( kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
   














4 comentários: